Assine

3 dicas preciosas para evitar lesões durante o Carnaval

publicado em 24 de de fevereiro 2017 por Evelyn Cristine | comentar

O Carnaval está aí e com ele muita euforia por parte dos foliões, mas é importante lembrar de alguns cuidados para evitar surpresas desagradáveis. Veja agora 3 dicas preciosas para evitar lesões durante todo o alvoroço!

3 dicas preciosas para evitar lesões durante o Carnaval Foto: Shutterstock

3 dicas preciosas para evitar lesões durante o Carnaval
Foto: Shutterstock

Segundo Carlos A. Kelencz, professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo, as articulações mais sujeitas a lesões são, sem dúvida, os joelhos, tornozelos e coluna. Fique por dentro!

• Escolha bem o seu calçado

Ele deve ser confortável e de preferência com algum tipo de amortecimento no calcanhar. Isso pode ajudar a aliviar as dores nos tornozelos e joelhos. Como o folião deve ficar muitas horas em pé ou pulando, correndo e dançando, é importante que o que ele utiliza nos seus pés traga conforto a segurança. Usar calçados com salto muito alto e sem amortecimento pode provocar cãibras na perna. Não só porque ela permanece com a musculatura em contração o tempo todo, mas também porque acaba recebendo todo impacto do contato com o solo.

• Dê um tempo para o corpo se recuperar

É comum que, com toda a euforia, os foliões não parem para descansar. E como o corpo está quente, fica difícil perceber que alguma coisa pode não estar bem. Somente quando paramos por alguns momentos é que começamos a sentir os músculos entrando em fadiga (quando ele fica dolorido), esse é um alerta do nosso organismo para aumento das chances de se lesionar com a atividade. Raramente os foliões prestam atenções a esses avisos, acarretando lesões mais sérias e até criando a necessidade de se fazer a imobilização da articulação (joelho ou tornozelo), o que pode se estender até o fim dos dias de folia. Para evitar que isso aconteça, devemos parar por alguns instantes, sentar e, se possível, realizar alongamentos simples para aliviar os músculos das pernas, coxas e coluna.

• Evite movimento bruscos e descontrolados

É comum vermos pessoas sentadas sobre os ombros das outras para poder enxergar o melhor os artistas que estão no trio elétrico, o que acontece é que, com a empolgação, as pessoas esquecem que não estão no chão e começam a pular, então a coluna de quem está em baixo recebe toda a sobrecarga do peso da pessoa que está em cima mais de seus movimentos, que aumentam muito o impacto sobre a coluna e podem provocar desde uma lesão simples até uma “fratura” – e aí, com certeza acabará com o seu Carnaval. Por isso, quando quiser dançar e pular no ritmo da folia, faça isso no chão, que é mais seguro para você e para os outros! 😉

Leia mais:
Cardápio para dar energia no carnaval
Treino para ganhar fôlego durante o Carnaval

Quer receber a revista Dieta Já! em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.
comente!