Assine

8 jeitos diferentes de preparar milho

publicado em 11 de de agosto 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Texto Rita Santander | Adaptação Web Evelyn Cristine

O milho é versátil e nutritivo e, o cereal pode ser usado em preparos doces ou salgados com diversas apresentações. Confira as dicas do chef de cozinha Renato Pires para preparar cada uma destas! 😉

8 jeitos diferentes de preparar milho / Gif Reprodução Tumblr

8 jeitos diferentes de preparar milho / Gif Reprodução Tumblr

Fubá

Utilizado em pratos, massas desalgados, bolos e pães. Existem diversos tipos de fubá, classificados por seu grau de refinamento. O fubá mimoso é o mais fino deles, ideal para o preparo de bolos e polentas. Em bolos, pode ser utilizado direto na massa ou cozido no leite.

Espiga

Pode ser consumida cozida ou grelhada, temperada com manteiga e ervas. Para usar em receitas como a pamonha, é preciso debulhar a espiga, cortando a base do milho rente ao sabugo, depois de retirar a palha e limpar os cabelos.

Canjica

Além do doce clássico das festas juninas, também pode acompanhar pratos salgados. Para o preparo, é necessário deixar a canjica de molho por aproximadamente 24 horas e depois cozinhar em pressão por cerca de 30 minutos.

Canjiquinha (quirela)

Utilizada como acompanhamento de diferentes tipos de carnes de panela, a canjiquinha é muito nutritiva, saborosa e econômica. Utilize a panela de pressão para prepará-la.

Veja também:
Bolo de milho verde orgânico sem glúten

Flocos de milho (corn flakes)

A versão com açúcar pode ser usada para finalizar receitas doces como cupcakes, bolos e sorvetes. Já a versão sem pode ser temperada com sal e ervas e serve para dar textura a saladas, substituindo os croûtons.

Farinha de milho

Econômica, pode ser usada no preparo de farofas e pães. Se cozida no vapor, dá origem ao cuscuz nordestino. Para o cuscuz paulista, faça um refogado do sabor desejado com molho de tomate e dê o ponto com a farinha de milho.

Fubá branco

Feito pelo mesmo processo do fubá tradicional, é produzido a partir de uma qualidade de milho branco, e pode ser utilizado nas mesmas receitas do fubá tradicional, diferenciando-se na apresentação final.

Milho em lata

Coringa para receitas de última hora. Como esse alimento já é processado, sua utilização é muito simples. Receitas como bolo de milho e creme de milho são feitas no liquidificador e são bem rápidas.

Revista Dieta Já! Ed. 254

Quer receber a nossa revista em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.

comente!