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Aprenda a controlar a fome no inverno

publicado em 05 de de julho 2017 por Evelyn Cristine | comentar

No inverno, a temperatura do corpo diminui e para se aquecer, ele gasta mais energia das nossas reservas. Aprenda a controlar a fome durante essa estação, conheça os alimentos que podem te ajudar nesta empreitada e veja algumas dicas para não brigar com a balança!

Aprenda a controlar a fome no inverno Foto: Divulgação

Aprenda a controlar a fome no inverno
Foto: Divulgação

Nesta época, com o aumento de apetite, é comum aumentar o consumo de comidas e bebidas e cometer certos exageros, o que pode ser muito prejudicial a balança e principalmente a saúde. De acordo com Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia, na hora de comer, a regra básica é escolher alimentos que dão mais saciedade e ao mesmo tempo conseguem suprir as necessidades do nosso organismo. É importante ter uma alimentação controlada e não transformar o ato de “beslicar” em um hábito.

Carolina ressalta que não precisa se sacrificar durante todo o inverno, mas vale fazer algumas alterações na rotina alimentar e se disciplinar. “Uma dica é apostar nos alimentos quentes com baixas calorias, como chás, sopas e caldos”. Outro ponto importante é manter a hidratação do corpo em dia, pois, com a produção de calor, o corpo exige mais água. A recomendação é ingerir 1,5 litros de água, no mínimo.

Outro “vilão” do inverno são as bebidas alcoólicas. No frio, as pessoas tendem a beber mais, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como consequência, o aumento de peso. A dica é ter moderação e lembrar que cada grama de álcool fornece 7 calorias ao nosso organismo.

Alimentos aliados da estação

• Frutas oleaginosas: elas contêm ômega-3, controlam as taxas de colesterol no sangue, beneficiam a memória e a concentração, além, de serem ideais para petisco.

• Canela: aumenta a temperatura do corpo, ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico.

• Gengibre: auxilia na queima a gordura por ser termogênico, ajuda na circulação do sangue e dá aquela sensação de conforto térmico, além de ser anti-inflamatório. Um bom chá de gengibre com cravo e canela esquenta rapidinho.

• Pimenta: além do efeito termogênico, ainda controla o apetite.

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