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Brócolis: cheio de vitaminas e minerais, o vegetal pode ser consumido de diversas maneiras

publicado em 30 de de junho 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Texto Fernanda Lima | Adaptação Web Evelyn Cristine

Originários da Europa, os brócolis são o tipo de alimento que não permite desperdícios. Com eles, dá para preparar pratos com as folhas, as flores e, inclusive, o caule. As três partes, unidas, constituem um legume cheio de vitaminas e minerais. Saiba mais sobre o vegetal que, se for aliado à atividade física, ajuda a dar adeus àqueles quilinhos extras tão indesejados.

Brócolis: cheio de vitaminas e minerais, o vegetal pode ser consumido de diversas maneiras Gif: Reprodução / Tumblr

Brócolis: cheio de vitaminas e minerais, o vegetal pode ser consumido de diversas maneiras | Gif: Reprodução / Tumblr

Segundo Raira Pagano, nutricionista do Hospital do Coração (SP) é possível, numa receita só, usar o alimento por inteiro. Ela indica, neste caso, o preparo de sopas e tortas. Porém, se quiser usar individualmente cada parte, aqui vai a dica: o talo, item mais duro dos brócolis, deve ser usado em preparos cozidos, como purês, bolinhos, arroz e tortas. Já a folha pode ser feita refogada e temperada apenas com condimentos. Também pode ser utilizada em omeletes, suflês e quiches. Por último, a flor, que pode ser consumida apenas cozida, misturada com outros legumes, gratinado etc. Independente de qual parte utilizar, a nutricionista conta que a melhor forma de preparo é cozinhá-lo no vapor ou com pouca quantidade de água, com a panela tampada. “Dessa maneira, os nutrientes são mantidos em maior quantidade”, explica. Caso opte em prepará-lo ao forno, ela sugere cuidado para que os brócolis não desmanchem: “O ideal é fazê-los assados e acompanhados por outros ingredientes, como tortas e suflês.”

Como acabar com o cheiro estranho do brócolis?

Muita gente se incomoda com o aroma dos brócolis durante o seu preparo. A dica é cozinhá-los separados dos outros ingredientes e não reutilizar a água do cozimento. 😉

Revista Dieta Já! Ed. 247

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