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Cardápio especial para o Dia das Mães

publicado em 12 de de maio 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Está chegando a hora de preparar aquele almoço especial, principalmente, para quem gosta de mimar a mamãe. Pensando nisso, junto com os nutricionistas do Vigilantes do Peso, preparamos uma sugestão de cardápio especial completo com opções gostosas e especiais para quem quer comemorar a data, comer bem e não quer sair da dieta. Confira! 😉

Para a entrada

Salada com frango, morangos e queijo ao vinagrete

Cardápio especial para o Dia das Mães Foto: Divulgação

Cardápio especial para o Dia das Mães
Foto: Divulgação

Calorias: 104 kcal
Tempo de preparo: 15 min.

Ingredientes:

○ 2 colheres de sopa de água morna
○ 2 colheres de sopa de alecrim fresco, amassado
○ 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
○ 1 colher de sopa de molho mostarda e mel
○ 1 colher de sopa de mel
○ ¾ de colher de chá de sal marinho
○ 1/8 de colher de chá de pimenta-do-reino preta, moída
○ 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
○ 6 xíc. de alface ou mix de folhas verdes
○ 360 g de peito de frango, cozido, em tiras
○ 1 xíde cebola-roxa, em rodelas
○ 12 morangos, fatiados
○ ½ xíc. de queijo de cabra em cubos (ou um queijo branco)
○ 2 colheres de sopa de cebolinha, picada

Modo de Preparo:

1. Em uma tigela média, misture a água, o alecrim, o vinagre, o molho de mostarda, o mel, o sal e a pimenta. Lentamente, acrescente o azeite. Reserve o vinagrete.
2. Quando estiver na hora de servir, em uma tigela grande, misture as folhas, o frango e a cebola; misture gentilmente o vinagrete, os morangos, o queijo e a cebolinha.

Dica: o vinagrete pode ser feito dias antes – armazene na geladeira tampado, e no dia, deixe à temperatura ambiente e misture antes de servir.

Prato principal

Macarrão gratinado com brócolis e ricota

Cardápio especial para o Dia das Mães Foto: Divulgação

Cardápio especial para o Dia das Mães
Foto: Divulgação

Calorias: 129 kcal
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 min.

Ingredientes:

○ 800 g de macarrão integral (penne, parafuso, cotovelo ou gravatinha)
○ 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem
○ 1 cebola pequena, bem picada
○ 1 xíc. de tomates-uva, cortados ao meio
○ 1 dentes de alho, amassados
○ 3 xíc. de brócolis
○ 240 g de queijo ricota light
○ ¼ de xic. de folhas de manjericão, picadas
○ ½ colher de chá de sal
○ ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino preta, moída
○ ¼ de xíc. de queijo mozarela light
○ 2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 200 °C.
2. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem.
3. Enquanto isso, em uma frigideira grande antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio; refogue a cebola, mexendo ocasionalmente, até dourar, por cerca de 5 minutos. Acrescente os tomates e o alho; cozinhe, mexendo com frequência, até que os tomates estarem macios, por cerca de 3 minutos.
4. Adicione o brócolis; cozinhe, mexendo, até ficar macio, por mais 3 minutos. Retire do fogo.
5. Com uma colher, transfira o macarrão para a frigideira e misture. Transfira para um tabuleiro e misture a ricota, o manjericão, o sal e a pimenta. Por cima, adicione o queijo mozarela e o parmesão.
6. Asse até começar a borbulhar nos cantos e por cima esteja levemente dourado, por cerca de 15 a 20 minutos.

Sobremesa

Flan de Café com Amêndoas

Cardápio especial para o Dia das Mães Foto: Divulgação

Cardápio especial para o Dia das Mães
Foto: Divulgação

Calorias: 100 kcal
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h 30 min (+ 4 h na geladeira)

Ingredientes:

○ 1/3 de xíc. + 2 colheres de sopa de açúcar
○ 3 colher de sopa de água
○ ½ xíc. de creme de leite light
○ ½ xíc. de leite desnatado
○ 2 c.c. de café expresso em pó
○ 2 ovos
○ ¼ de c.c. de extrato de amêndoa ou de baunilha
○ 1 pitada de canela
○ 2 C.S. de amêndoas fatiadas, tostadas

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 160 °C.
2. Em uma panela pequena, junte 1/3 de xíc. de açúcar e água. Cozinhe sobre fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que o açúcar se dissolva; deixe ferver.
3. Reduza o fogo e cozinhe sem mexer, escovando as bordas da panela com um pincel de cozinha umedecido com água fria nos primeiros minutos de cozimento.
4. Continue cozinhando, girando a panela, até que o caramelo esteja com uma cor âmbar escuro, por cerca de 6-8 minutos.
5. Imediatamente despeje igualmente a calda nos ramekins; gire-os para cobrir os fundos e metade da altura das laterais. Refrigere por cerca de 10 minutos.
3- Enquanto isso, misture o creme de leite com o leite. Em uma panela média, aqueça a mistura de creme de leite e adicione o expresso até que se formem bolhas ao redor da panela. Em uma tigela média misture os ovos, o restante do açúcar, o extrato de amêndoas, e a canela. Retire a panela do fogo; aos poucos, incorpore a mistura de creme de leite na mistura de ovo. Retorne a mistura à panela e cozinhe sobre fogo médio, mexendo constantemente, até engrossar, por cerca de 3 minutos. Passe o creme por uma peneira, despejando-o em uma tigela média.
4- Divida o creme igualmente entre os ramekins. Transfira os ramekins para um tabuleiro. Leve ao forno e adicione água quente o suficiente para cobrir até a metade do ramekin. Asse até que o creme esteja firme ao redor e macio no centro, por cerca de 35-40 minutos. Com cuidado, remova os ramekins do tabuleiro e deixe-os esfriar por 30 minutos. Cubra e refrigere até ficarem firmes, por pelo menos 4 horas ou até 1 dia.
5- Para servir, passe uma faca fina pelas bordas do ramekin. Em um prato, vire o ramekin; com uma colher, raspe a calda sobre os flans. Por cima, adicione as amêndoas.

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