Chimichurri: aprenda a receita deste tempero feito com ervas

publicado em 16 de de outubro 2012 por Helena Dias | comentar

Chimichurri / Foto: Marcelo Resende

Tradicional na Argentina e bastante conhecido por se adicionado ao churrasco, o chimichurri é uma mistura de diversas especiarias, mas também pode ser usado para dar um sabor a mais em torradas, queijos, carnes brancas e molho deliciosos.

9 maneiras diferentes de saborear o chimichurri

1. Tempere a salada -  Por se um molho frio, pode ser usado como tempero. Regula o sal e a pimenta para não ficar forte demais


2. Dê mais sabor aos marinados -
  Não são só as carnes vermelhas que casam bem com chimichurri. Utilize-o para marinar frango e peixe. Complemente com limão

3. Inove o frango com batatas -  Antes de levar ao forno, envolva o frango com uma mistura do tempero com iogurte natural. Acredite, você vai se surpreender!

4. Crie um molho -  Ideal para o verão, a salada mediterrânea preparada com pão picado, tomate cereja, cebola, rúcula e mozarela de búfala ganha um toque especial quando temperada com chimichurri e azeite.

5. Incremente o peixe – Três vezes mais magro que o salmão, o Saint Peter fica ótimo se for feito ao forno com legume e o condimento.

6. Prepare conservas -  Use-o para inovar as batatinhas. Em vez de misturá-las com salsinha, adicione o tempero.

7. Adicione aos legumes -  Se quiser uma opção mais saudável, cozinhe as hortaliças no vapor e tempere-as com chimichurri e sal a gosto para ter um prato diferente.

8. Use no omelete – Substitua o orégano e a pimenta calabresa pelo condimento. Adicione champignon e sirva com uma salada bem colorida.

9. Sirva como aperitivo -  De gosto suave, combina muito bem com torradinhas e é uma ótima pedida para oferecer às visitas.

Receita de chimichurri

No Brasil, a versão mais fácil de ser encontrada é a desidratada, composta por salsinha, alho, pimenta vermelha, cebola, tomilho, orégano, pimentão, salsão, louro e pimenta-do-reino preta. Para fazer o molho, acrescente a cada 60 g de chimichurri, 500 ml de azeite extravirgem e 250 ml de vinagre de vinho branco. Vede bem o pote e deixe descansar por dosi dias para acentuar o sabor. Cada colher (sopa) do condimento tradicional da Argentina contém 75 calorias.

Grandes aliados da saúde

Alho:  fonte de vitaminas A, B2, C, rico em ferro e sais minerais, antioxidante, tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico

Azeite de oliva:
retarda o envelhecimento da pele por ser um bom antioxidante, melhora o funcionamento do pãncreas e do estômago, facilita a digestão e previne doenças cardiovasculares

Cebola:
fonte de sais minerai e vitaminas, possui ação anti-inflamatória, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e melhora o funcionamento do intestino

Louro:
facilita a digestão e é um ótimo adjuvante em casos de gripe, bronquite e outros problemas do aparelho respiratórios

Orégano:
estimula as funções gástricas e biliares, melhora a digestão e combate a prisão de ventre

Pimenta vermelha:
combate a enxaquecam, estimula o processo de cicatrização do organismo e inibe o surgimento de diversos tipos de câncer

 *Fontes: Nutricionistas Fernanda Granja e Natália Dourado da E3 Nutrição

comente!