Assine

Como acabar com as queimações no estômago

publicado em 04 de de março 2014 por Ingrid | comentar

Texto: Liana Pires/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Ingrid Tanii

estomago

Atire a primeira pedra se você, depois de uma refeição deliciosa, nunca sentiu aquela “queimação” no estômago. Essa é a azia, que acontece devido ao aumento da salivação e da acidez. “O ardor é provocado pela ação do ácido gástrico e da bílis fora do ambiente estomacal”, diz Fábio Bicalho, nutricionista funcional (DF). Mas por que a azia aparece? Ela pode ser decorrente de algumas doenças, como refluxo gastroesofágico ou inflamação no esôfago, e até indicativo de processos irritativos.

Os hábitos alimentares também têm influência direta sobre o mal-estar, pois certos ingredientes alteram o padrão de secreção do suco gástrico e modificam a dinâmica do esfíncter que fecha a passagem do esôfago para o estômago. Ingestão em excesso de comida muito temperada (principalmente aquelas feitas com temperos prontos), chá-preto, gorduras, embutidos, café e refrigerantes de cola, além do uso habitual de álcool e fumo podem acarretar o problema.

Mastigue bem

Se alguns alimentos contribuem para o problema, outros o amenizam. Salmão e peixes ricos em ômega-3, goiaba, trigo verde e alimentos ricos em vitamina E são bons exemplos. “Evitar jejum, mastigar bem os alimentos e consumi-los em porções moderadas a cada três horas é fundamental. Quanto maior o volume de comida ingerida de uma só vez, maior o risco que o suco gástrico atinja o esôfago”, ensina Luciana Granja, ortomolecular (RJ).

Corpo em equilíbrio

Caso a azia já tenha se instalado, Tatiana Barão, nutricionista da Naturalis (SP), indica o consumo de alimentos que aumentam a salivação, como balas e gomas de mascar sem açúcar, frutas duras, rúcula e chás de gengibre e carqueja. “Uma dica popular é tomar suco de batata crua ou mastigar os pedaços crus desse tubérculo. A alcalinidade do suco auxilia na neutralização da acidez gástrica”, comenta, salientando que a prática não pode ser frequente, pois a batata crua possui fatores antinutricionais que inibem a absorção de alguns nutrientes.

comente!