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Conheça os benefícios e riscos do treino funcional para idosos

publicado em 07 de de junho 2017 por Evelyn Cristine | comentar

O fato de não ser uma modalidade para iniciantes não significa que idosos tenham de ficar de fora dessa moda. “O treino funcional pode ser oferecido a eles se já são ativos e querem experimentar uma nova sequência de exercícios. Contudo, os movimentos devem ser adaptados às suas condições atuais, físicas e de saúde”, explica Nahas. Conheça a seguir os benefícios e riscos do treino funcional para idosos!

Conheça os benefícios e riscos do treino funcional para idosos

Conheça os benefícios e riscos do treino funcional para idosos

O maior risco aparente é diretamente proporcional ao benefício da modalidade: é natural idosos perderem a capacidade física e, com ela, o equilíbrio e a coordenação necessários para o treino funcional. Esse fato pode causar lesões por quedas e movimentos descoordenados não automatizados. Por isso, requerem mais atenção dos instrutores.

E se você sente que falta energia para iniciar uma série fitness, Andrezza Fernandes, nutricionista da academia Alta Energia e Clínica Speciale (MG), dá uma dica infalível: apostar em termogênicos como gengibre e pimenta antes da malhação. “A beterraba também estimula a produção de óxido nítrico e ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo”, explica.

Andrezza recomenda a ingestão de um suco com esses ingredientes antes do treino para diminuir a exaustão e melhorar o desempenho físico. “A bebida contém proteínas e é rica em ação termogênica. Portanto, é considerada benéfica, já que potencializa a disposição para malhar, ao mesmo tempo em que mantém a energia do corpo. Desse modo, ela contribui para a queima de calorias de forma rápida e eficiente. Sem falar que a pimenta rosa ajuda a controlar o sal, o colesterol ruim e ainda estimula a sensação de saciedade por mais tempo.

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