Assine

Descubra se o ambiente de trabalho faz você engordar

publicado em 26 de de outubro 2016 por Evelyn Cristine | comentar

Texto Mônica Miliatti / Adaptação Web Evelyn Cristine

Do café aos doces da gaveta, descubra se o ambiente de trabalho faz você engordar e aprenda como não deixar que as armadilhas desse ambiente sabotem a sua dieta. 😉

Descubra se o ambiente de trabalho faz você engordar

Descubra se o ambiente de trabalho faz você engordar

É chegar ao trabalho e comer um pedaço de bolo que o colega levou para o café da manhã. Depois, uma bala, para não ficar sem mastigar nada. No almoço, uma refeição bem completa e saborosa, para compensar a ansiedade. E à tarde, um chocolate para dar um gás no dia a dia estressante. Se esses são hábitos comuns no seu dia a dia, então o seu ambiente de trabalho tem diversas armadilhas para a sua dieta, viu?!

Dar início a um processo de emagrecimento não é uma das tarefas mais simples, especialmente quando a alimentação saudável precisa ser encaixada em uma rotina corrida de trabalho. “As dificuldades das dietas são comportamentais. Geralmente estão associadas aos significados que damos aos nossos hábitos, sejam eles alimentares ou não. A prática de exercícios físicos também interfere na nossa relação com a comida”, explica Elaine Lopes, psicóloga especialista em transtornos alimentares.

Na teoria, começar uma dieta é fácil e simples. Basta comprar alguns alimentos saudáveis, praticar um pouco de exercício físico e organizar o cronograma de refeições diárias. Mas, é apenas ao iniciar o processo que as dificuldades começam a surgir. “Se algo no trabalho deixa a pessoa infeliz ou gera um estresse que vai corroborar com o que de negativo ela pensa de si mesma, o ambiente só irá reforçar o processo de autossabotagem”, explica Katia Nascimento, neurocoach, profissional que utiliza técnicas da neurociência e de coaching para auxiliar no emagrecimento.

Entender que os acontecimentos do ambiente ao redor nos afetam diretamente ajuda a compreender que muitas das escolhas alimentares no dia a dia estão associadas ao nosso inconsciente. “Imagine, por exemplo, a relação de uma mãe e seu bebê. Se quando ele chora, por qualquer motivo que seja, a primeira ação escolhida é amamentar o pequeno, ele vai registrar um significado com a alimentação”, explica a psicóloga Elaine, que acrescenta: “O mesmo acontece no contexto profissional: quando começamos, a alimentação passa a virar um ritual para combater o estresse, é inconsciente”.

Como identificar as armadilhas de trabalho que faz você engordar?

É preciso considerar que as emboscadas do ambiente de trabalho acontecem em dois âmbitos: no nutricional e no emocional. Quando se fala em emagrecimento, esses são os dois principais aspectos que vão determinar o sucesso ou a falha da meta.

Na parte nutricional, algumas dicas e hábitos simples podem evitar as tentações e armadilhas que aparecerão no dia a dia mesmo que você não queira, como acompanhar aquele colega de trabalho que come de tudo e nunca engorda.

Bianca S. Pires Luiz, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck (SP),  diz que o primeiro passo para entender quais são os gatilhos é ter planejamento. “As armadilhas podem ser evitadas com orientação e força de vontade! Mas destaco, principalmente, o planejamento, pois, quando planejamos, conseguimos atingir qualquer meta ou objetivo.”

Como fugir das armadilhas do ambiente de trabalho que faz você engordar?

Apesar de parecer difícil e, em um primeiro momento, termos a sensação de que as mudanças no dia a dia profissional serão muito bruscas, criar as soluções para as armadilhas é relativamente fácil.

A nutricionista e consultora da ABIMAPI, Mariana Nacarato, explica que o gatilho para essas situações normalmente é o estresse. “Por isso, cada um tem que buscar uma forma para controlar o estresse e não descontar na alimentação os problemas e desafios do ambiente de trabalho. Praticar um esporte, uma dança, meditação no tempo livre podem ser uma saída para reduzir o estresse do trabalho.” É importante ter em mente que a vontade de emagrecer é algo extremamente pessoal e só diz respeito a uma pessoa: você! Tanto os colegas quanto o próprio ambiente de trabalho podem colaborar para que isso aconteça, mas é importante não depender de ninguém para conquistar o corpo desejado. “Estabeleça metas, procure orientação de um profissional e vá atrás dos seus objetivos”, acrescenta Mariana.

Leia mais:
Nutricionista monta cardápio para emagrecer com ajuda da canela
Especialista dá dicas preciosas para quem está tentando emagrecer
Dormir bem é um dos segredos para conseguir emagrecer

Revista Dieta Já! Ed. 257
Quer receber a nossa revista em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.
comente!