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Dieta da berinjela

publicado em 24 de de junho 2014 por Ingrid | comentar

Texto: Carla Gasparetto/ Foto: Escala Imagens

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Na feira, ela não falta. Na dieta, está sempre presente. Mas, afinal, o que a berinjela tem de tão indispensável? “Ela é rica em vitaminas e minerais. 100 g do vegetal, ou uma unidade pequena, contêm cobre, magnésio, manganês, zinco, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B3, C e fibras. Tudo isso com apenas 20 kcal”, conta Rita de Cássia Leite Novais, nutricionista da empresa Consultoria Alimentar (SP).

O combo nutricional não acaba por aí. O consumo diário faz muito bem à saúde, ao bem-estar e à boa forma. “Quando consumida diariamente, pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol no sangue, inibir a absorção intestinal de gorduras e agir contra o envelhecimento precoce”, completa Rita.

Várias versões

Quando um alimento tem seu benefício nutricional reconhecido, é comum encontrarmos versões à base dele. É o caso da berinjela, que pode ser consumida como suco, água ou farinha. “Inserir o alimento em uma rotina saudável proporciona a perda de até 3 kg por mês”, fala Rita.

“Obtida pela desidratação, a farinha de berinjela garante a concentração de todos os nutrientes e minerais do alimento in natura e tem a facilidade de ser inserida em qualquer preparação, sem alterar o sabor da receita”, explica.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que o consumo de 14 g de farinha de berinjela aumenta a sensação de saciedade, reduz o colesterol e a gordura corporal, diminui a vontade de ingerir doces, fortalece a imunidade e melhora o funcionamento do intestino.

O suco funciona?

Apesar de não haver estudos que comprovem a eficácia do suco ou água de berinjela para o emagrecimento, a aposta é válida. “O consumo do vegetal é importante para a saúde e consumi-lo de todas as maneiras possíveis é uma forma de inserir a berinjela na alimentação sem enjoar”, afirma Rita

A seguir, você confere um cardápio elaborado por Juliana Rossi Di Croce, nutricionista da clínica Equilíbrio Nutricional (SP), recheado de alternativas gostosas para aproveitar todos os nutrientes desse alimento que dá o que falar. Confira!

Dia 1

Desjejum

– 1 copo de água de berinjela feita com 1 berinjela (média) com casca cortada em pedaços e 1 litro de água (prepare a berinjela com água na noite anterior e deixe dentro da geladeira)

Café da manhã

– ½ mamão papaya com 1 colher (sopa) de linhaça triturada
– 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 colher (sopa) de aveia

Lanche da manhã

– 1 copo de suco de berinjela com laranja feito com ½ berinjela
com casca, 2 copos de água e 1 laranja (bata esses ingredientes no liquidificador e beba)

Almoço

– ½ berinjela recheada com 2 colheres (sopa) de carne moída
– 3 colheres (sopa) de arroz integral
– 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, agrião e tomate-cereja

Lanche da tarde

– 1 copo de suco feito com ½ mamão papaya + 1 maçã com casca + 2 colheres (sopa) de farinha de berinjela
– 2 castanhas-do-pará

Jantar

– 1 prato (sobremesa) de abobrinha refogada
– 3 colheres (sopa) de berinjela refogada em cubos
– 3 colheres (sopa) de arroz integral

Dia 2

Desjejum

– 1 copo de água de berinjela

Café da manhã

– 1 tapioca pequena recheada com 1 banana nanica e canela a gosto
– 1 copo de leite de soja light

Lanche da manhã

– 1 copo de suco de berinjela com laranja

Almoço

– 1 prato (sobremesa) de salada de alface-crespa com palmito e tomate
– 3 colheres (sopa) de berinjela refogada
– 1 posta (250 g) de salmão grelhado
– 2 colheres (sopa) de arroz com brócolis

Lanche da tarde

– 1 pote de coalhada desnatada com 2 colheres (sopa) de farinha de berinjela
– 1 barra de cereais

Jantar

– Salada de berinjela, cenoura e pepino
– 1 omelete feita com 1 ovo e 2 fatias de peito de peru

Dia 3

Desjejum

– 1 copo de água de berinjela

Café da manhã

– ½ abacate pequeno com 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
– 1 torrada integral
– 1 fatia de queijo minas light

Lanche da manhã

– 1 copo de suco de berinjela com lascas de gengibre e 1 rodela de abacaxi

Almoço

– Salada de rúcula + ½ manga + ½ cebola crua + 2 ramos de couve-flor cozida
– 3 colheres (sopa) de berinjela refogada com carne moída
– 2 colheres (sopa) de arroz com cenoura
– ½ concha de feijão

Lanche da tarde

– Suco feito com 1 fatia de abacaxi + ½ de folha de couve- -manteiga crua + 2 colheres (sopa) de farinha de berinjela + 1 colher (sopa) de hortelã + 1 colher (sopa) de quinoa

Jantar

– 1 berinjela assada com azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 conchas de sopa de legumes com 1 peito de frango (250 g)

Dia 4

Desjejum

– 1 copo de água de berinjela

Café da manhã

– 1 fatia de pão integral
– 1 ovo mexido
– 1 fatia de melão

Lanche da manhã

– 1 copo de suco de berinjela com laranja, cenoura e beterraba

Almoço

– 1 prato (sobremesa) de salada de repolho branco ralado + tomate + cenoura ralada + 1 colher (chá) de semente de girassol
– 1 fatia de torta de berinjela integral
– 1 posta (250 g) de peixe assada

Lanche da tarde

– 1 copo de suco feito com 1 talo de salsão + 1 maçã vermelha pequena com casca + ½ pepino + 2 colheres (sopa) de farinha de berinjela + ½ copo de suco de uva integral 6 amêndoas

Jantar

– 1 prato (sobremesa) de folhas verdes variadas
– 1 omelete feita com 1 ovo e recheada com 3 colheres (sopa) de berinjela cozida
– 2 colheres (sopa) de milho verde cozido

Dia 5

Desjejum

– 1 copo de água de berinjela

Café da manhã

– Suco feito com 1 fatia de melão, 2 folhas cruas de couve-manteiga, lascas de gengibre, ½ cenoura e 1 colher (sopa) de semente de chia
– 1 fatia de ricota com 1 colher (sobremesa) de geleia light do sabor preferido

Lanche da manhã

– 1 copo de suco de berinjela com laranja

Almoço

– 1 prato (sobremesa) de macarrão tipo penne com berinjela cortada em cubos e 2 colheres (sopa) de molho de tomate – 1 sardinha assada
– 3 colheres (sopa) de espinafre refogado com cenoura e chuchu

Lanche da tarde

– Salada de até 3 tipos de frutas salpicada com 1 colher (sopa) de nozes picadas e 2 colheres (sopa) de farinha de berinjela

Jantar

– 1 prato (sobremesa) de salada de repolho-roxo cru + tomate + cenoura ralada
– 3 colheres (sopa) de arroz integral com berinjela
– 1 omelete feita com 1 ovo e ½ lata de atum light

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