Emagreça até 2 kg por mês com a biomassa de banana verde

publicado em 10 de de dezembro 2012 por Debora Moscardini | comentar

Por Michelle Freire | fotos Marcelo Resende | produção Janaína Resende

A polpa da mais popular fruta brasileira tem um triplo efeito: ela controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Dá para secar até 2 kg em um mês.

No cantinho da geladeira, dentro de um recipiente, a nutricionista Natália Colombo, da clínica NC Nutri (SP), guarda um preparado quase milagroso: a biomassa de banana verde. “Sempre tenho uma boa quantidade à mão e a utilizo em vários pratos, sejam tortas, bolos, molhos, sopas ou sucos”, diz.
Preparada a partir de bananas verdes cozidas, quando incluída na dieta, ela equilibra a flora intestinal, controla os níveis de glicose e prolonga a sensação de saciedade.

Sem gosto nem cheiro

Por trás do efeito da biomassa estão dois nutrientes: a inulina e o amido resistente.
“A primeira é uma fibra que age no intestino grosso, ajustando a flora intestinal e estimulando o corpo a eliminar toxinas”, explica Lívia Yumi Yokomizo, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP). Já o amido resistente tem o poder de reduzir o colesterol e, ao mesmo tempo em que alimenta, consegue retardar a absorção de açúcar pelo organismo.

A recomendação é consumir de uma a duas colheres (sopa) da bio massa por dia. Como não tem gosto nem cheiro, ela pode ser incluída no preparo de doces, salgados ou sucos.
Uma colher (sopa) da biomassa contém 15 calorias e, se estiver inserida em uma dieta saudável, é possível perder até 3 kg em um mês.

Livre do glúten

Outro benefício da biomassa de banana verde é que ela pode ser consumida por pessoas que sofrem da doença celíaca, que causa intolerância ao glúten
Após perceber esse potencial, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram criar um tipo inédito de macarrão, preparado com uma farinha feita à base de biomassa de banana verde triturada e desidratada. Durante a pesquisa, os estudiosos testaram a receita em pessoas com intolerância ao glúten, que não notaram diferença alguma no sabor e ainda aproveitaram outros benefícios da banana verde, como a redução do colesterol e o controle do açúcar no sangue. O resultado da pesquisa foi publicado recentemente no renomado Jornal de Nutrição e Dietética, nos EUA, e pode servir de referência para a produção de um tipo mais barato de macarrão livre de glúten.

Faça a biomassa em casa

PASSO A PASSO
1- Selecione quatro bananas de tamanho médio (maçã ou nanica) bem verdes, retire as cascas e leve ao fogo em uma panela de pressão.

2- Quando a panela começar a emitir pressão, deixe cozinhar por 15 minutos e, depois, desligue o fogo.

3- Espere esfriar, retire as bananas e bata-as no liquidificador com 2 copos (médios) de água.

PARA ARMAZENAR

Coloque a mistura em um recipiente de vidro e guarde na geladeira por uma semana. Outra opção é colocá-la em uma forma de gelo e levar ao congelador, onde ela conservará suas propriedades por 4 meses.

DICA ESPERTA
Para aumentar as fibras na biomassa, você pode prepará-la com as cascas, lavando bem as frutas.

comente!