Assine

Especialista faz alerta sobre excesso de exercícios

publicado em 22 de de março 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Especialista faz alerta sobre excesso de exercícios

Especialista faz alerta sobre excesso de exercícios

Com o número cada vez maior de blogs sobre saúde e fitness e a procura pelo corpo perfeito, as pessoas têm buscado novas formas de atingir seus objetivos. Com isso aumenta o risco de fazer treino exagerado ou até mesmo errado e comprometer a saúde. O problema aí é esquecer que, após o exercício, o corpo precisa de um tempo para se recuperar. Há quem faça treinos de crossfit, por exemplo, em todos os dias da semana sem se preocupar com a intensidade ou o volume; não ter acompanhamento profissional pode aumentar as chances de lesões ou de overtraining (é o termo usado para designar excesso de treinamento). Queda na performance, qualidade do sono, desânimo, dor de cabeça, falta de concentração nos treinos, mudança de humor, irritabilidade, muito cansaço, dores musculares constantes… isso é o que acontece quando se exagera nos treinos – mas não só isso: podem ser os sinais do overtraining.

Claro que dá para fazer as modalidades com frequência, mas se deve ter cuidado para não extrapolar. É importante a pessoa dosar o volume e a intensidade dos exercícios e intercalar as cargas para sua capacidade. O volume do treinamento é inversamente proporcional à intensidade. Portanto, quando a intensidade é alta, o volume precisa ser baixo. A orientação de um profissional de nutrição também é indicada.

Quando perceber os sintomas de overtraining, reduza ou interrompa as atividades físicas e consulte um médico ou um educador físico. 😉

* Agradecemos ao Silvio Cabral, personal trainer.

Revista Dieta Já! Ed. 258
Quer receber a nossa revista em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.
comente!