Assine

Especialista revela 5 mitos e benefícios do ovo

publicado em 30 de de março 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Especialista em emagrecimento, Rodrigo Polesso, revela 5 mitos e benefícios do ovo. Confira!

Especialista revela 5 mitos e benefícios do ovo

Especialista revela 5 mitos e benefícios do ovo

Muito criticado ao longo de anos, o ovo foi “obrigado” a ver a gema sendo jogada fora por muitas pessoas. “Eu mesmo já fui uma dessas pessoas que jogava fora a gema e comia só a clara”, relembra Rodrigo Polesso, que é fundador do Código Emagrecer de Vez e Certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, EUA. O especialista destaca que o ovo da galinha (ou de outras aves) concentra todos os nutrientes que uma nova vida precisa para se desenvolver. Veja agora os 5 mitos e benefícios do ovo!

Especialista revela 5 mitos e benefícios do ovo

Especialista revela 5 mitos e benefícios do ovo

Comer ovo aumenta o colesterol

Mito: Polesso explica que os ovos são alimentos ricos em colesterol, mas não aumentam o índice de colesterol no sangue. “Existe uma diferença entre os alimentos que são ricos em colesterol e os que aumentam o índice de colesterol ruim no corpo”, explica. O especialista cita uma das pesquisas que reforça isso: a revisão científica de 2013 feita pela American Heart Association e o American College of Cardiology.

Ovos causam problemas cardíacos

Mito: o especialista conta que não existe nenhuma prova científica de que a ingestão de gordura saturada e colesterol aumentem os riscos de problemas cardíacos. Ele explica que os problemas cardíacos e de acúmulo de gordura no corpo são decorrentes principalmente do consumo exagerado de carboidratos refinados e processados e também de óleos vegetais pró-inflamatórios. “Existe um complexo sistema hormonal no nosso corpo que se desequilibra quando pecamos na nossa alimentação, colocando nosso corpo em estado de armazenamento de gordura e bloqueio da mesma, como acontece no caso do consumo exagerado de açúcares e produtos refinados, os quais descontrolam a ação do hormônio insulina no sangue, entre outras coisas.”, explica. O principal macronutriente responsável por fazer o corpo acumular gordura é o carboidrato, presente nos pães, açúcares e frutas; e ausente nas carnes, laticínios e ovos.

Não pode comer mais que um ovo por dia

Mito: além de ser um alimento saudável e repleto de micronutrientes que ajudam o corpo a manter o sistema hormonal em cheque, o ovo é um alimento que pode ser consumido em diversas quantidades. “Não existe nenhuma evidência científica que determine quantos ovos alguém pode comer por dia”, explica Polesso, tranquilizando que o consumo de mais de dois ou três ovos parece ser perfeitamente saudável. “Se você comer uma quantidade enorme de qualquer alimento diariamente, pode ter problemas diversos e isso se aplica a todo e qualquer alimento ou até mesmo hábito, por isso é sempre importante ter bom senso.”, diz.

Ovos ajudam a emagrecer

Sim, é um dos benefícios do ovo. Assim como todos os alimentos ricos em proteínas e gorduras, os ovos são alimentos excelentes para ter uma vida mais saudável. Polesso destaca que tanto os ovos quanto as carnes, óleos, sementes e oleaginosas, e até frutas ricas em gordura e baixa em carboidratos, como o abacate, podem ajudar o corpo a se reprogramar para não acumular gordura, especialmente quando o consumo de carboidratos refinados e processados é reduzido. “Se o corpo reduz a ingestão de carboidratos refinados e processados e ajusta o consumo de gorduras saudáveis e proteínas de qualidade, logo ele passará a queimar gordura naturalmente em vez de somente glicose (açúcar), e então passa a liberar as travas hormonais que dificultam o emagrecimento”, explica. Ele reforça que não é proibido consumir carboidratos, mas aponta que a ciência mostra inequivocamente que uma alimentação baseada em farináceos, açúcares, massas, pães, sobremesas e bebidas adoçadas é talvez a maior responsável pelos índices de obesidade na população.

Ovos aumentam a saciedade

Sim, Polesso conta que a saciedade dura mais tempo quanto mais gordura houver no alimento. “E a gordura de qualidade, como é o caso da encontrada no ovo, não incentiva a produção de insulina, colaborando para um funcionamento correto dos hormônios do corpo, permitindo um emagrecimento mais natural ao invés de pães e açúcares”, explica.

Leia mais:
Aprenda a preparar ovo termogênico com salada mediterrânea light
Dicas para incluir o ovo nos lanches da tarde

Quer receber a revista Dieta Já! em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.

comente!