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Manga: ótima opção para incluir na dieta

publicado em 13 de de novembro 2017 por Ingrid | comentar

Texto Thainá Zolim | Foto Shutterstock | Adaptação web Victoria Bassi

Rica em fibras e vitaminas, a fruta tropical apresenta apenas 60 calorias e pode ser uma boa alternativa para variar na sobremesa.

benefícios da manga
Fonte de vitaminas, minerais e fibras, a manga é um alimento versátil e um excelente substituto de refeições intermediárias, saciando com poucas calorias. Ajuda a atingir os níveis diários necessários de micronutrientes e dá mais sabor à dieta.

 
Pode ser consumida in natura ou usada como ingrediente em diversos pratos, como doces, geleias, sucos, salada de frutas e de verduras, como explica a chef do restaurante de comida natural Banana Verde (SP), Priscila Herrera. “A manga pode ser utilizada em saladas à base grãos, carpaccios com brotos ou folhosas e molhos agridoces com azeite. E também pode ser usada para finalizar risotos ou massas sem glúten”. Aos pratos salgados a fruta traz um sabor agridoce, sendo muito utilizada em molhos e saladas. “As massas à base de arroz (como o pad thai) e risotos com cogumelos de sabor mais suave combinam muito bem com manga”, indica Priscila.

 

Se você deseja realizar doces, como mousse, tortas ou sorvetes, o ideal é optar pela manga Tommy, que, de acordo com chef, é uma opção mais fibrosa, trazendo mais textura ao prato. “O tipo Haden tem textura macia e suculenta para tortas com pedaços de frutas. Se a ideia for para mousse ou tortas cremosas, a Palmer tem um sabor bem mais adocicado do que os outros tipos de mangas, no estágio de maturação”, complementa.

 
Na hora da compra é preciso manter-se atenta a época da safra de manga que ocorre no início de novembro até o mês de abril. Se o consumo for imediato, é importante observar a casca: quanto mais vermelha, mais consistente e macio será seu sabor.

Revista Dieta Já! Ed. 263

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