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Nutricionista ensina 5 trocas saudáveis para uma Festa Junina funcional

publicado em 02 de de junho 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Você é daquela que ama ir em Festa Junina, mas se sente culpada ao sair da dieta? A nutróloga Ana Luisa Vilela, (SP), diz que não é preciso ter medo de encarar as guloseimas temáticas das festas típicas. Sabendo apostar nos alimentos certos, os quitutes podem não engordar como ainda podem “ajudar” a melhorar o funcionamento do organismo. Mas, a especialista faz um alerta: salsicha, paçoca, arroz-doce e canjica, por exemplo, possuem quase 400 calorias em apenas 100 gramas, por isso, fazer trocas espertas é uma das recomendações. Aprenda agora 5 trocas saudáveis para uma Festa Junina funcional!

Nutricionista ensina 5 trocas saudáveis para uma Festa Junina funcional

Nutricionista ensina 5 trocas saudáveis para uma Festa Junina funcional

Trocar os embutidos por carnes frescas, como um sanduíche de carne desfiada ou moída ou até apostar no famoso churrasquinho assado, pode fazer toda a diferença na quantidade das calorias ingeridas. “Além de serem ricos em proteínas, se combinados com o milho cozido, que é rico em fibras, esse alimentos podem estimular o bom funcionamento do organismo“, diz Ana. Mesmo assim, é importante ter atenção para as quantidades. “Se a porção consumida for pequena, a pessoa não fica com aquela sensação de que exagerou e um pedaço bem pequeno – que equivalha a metade da palma da mão – é a dose para experimentar de tudo sem exagerar ”, aconselha a nutróloga.

Quem não abre mão dos doces, pode apostar ainda nos derivados do milho, como o curau ou a pamonha. Além disso, dê preferência às oleaginosas, como as castanhas ao invés do amendoim. “Prefira sempre os mais naturais possíveis e fuja mesmo das frituras já que o óleo dessas festas normalmente é reutilizado e se transforma em gordura trans – que está diretamente relacionada às doenças cardiovasculares”, conclui a nutróloga Ana Luisa Vilela.

5 trocas saudáveis para uma Festa Junina funcional

1. Troque o cachorro-quente por um lanche de carne desfiada. É uma boa opção para fugir dos embutidos e, se o pão for integral, melhor ainda.

2. Milho e pinhão cozidos se forem consumidos em pouca quantidade não dão a sensação de exagero na comilança. Já as oleaginosas, são ricas em gorduras boas que ajudam na produção de serotonina, o hormônio do prazer.

3. Nos doces, aposte nos derivados do milho verde, como o curau e o arroz doce integral, e evite os extremamente açucarados, como o doce de leite, a paçoca e a canjica.

4. Prefira alimentos como a batata doce assada em versão chips que possui vitaminas como a A e a B, potássio, ferro, fósforo, cálcio a antocianinas, que ajudam os praticantes de exercícios a recompor as energias.

5. Na hora de preparar o quentão aposte em uma versão sem álcool e troque o açúcar branco pelo adoçante.

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