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Onions Rings Light

publicado em 29 de de agosto 2017 por Ingrid | comentar

Texto Rita Santander | Foto Marcelo Resende | Adaptação web Victoria Bassi

Que tal trocar a versão frita por uma mais saudável e com poucas calorias (115 kcal)? Aposte nesta receita e surpreenda os convidados

Onion rings light

Onion Rings Light

Depois da batata frita, os anéis de cebola empanados, ou onion rings, são preferência nos acompanhamentos de fast-foods. Mas não se deixe enganar por esse vegetal crocante e sequinho, pois a fritura por imersão em alta temperatura agrega gordura saturada ao alimento, a qual é responsável por diversas doenças, em especial obesidade e complicações cardiovasculares. Porém, a nutricionista da Light Chef de comidas saudáveis, Luciana Dubau Gouveia, ensinou uma receita perfeita para não transformar o seu lanche em uma bomba calórica, simplesmente usando o forno em vez do óleo quente para preparar as onions rings.

Algumas alterações na receita também ajudam a fazer desse petisco uma boa opção para o lanche de quem precisa controlar o peso. “No lugar de parte da farinha de rosca, adicionamos aveia em flocos. No forno, ele deixará o aperitivo crocante e menos calórico que a versão tradicional”, acrescenta Luciana. Cada porção fica com menos de 120 calorias e, além de um lanche saudável, é ótima opção para consumir junto de saladas ou até com sopas.
Ingredientes

  • 1 cebola média
  • ½ xíc. (chá) de farinha de trigo
  • 1 xíc. (chá) de farinha de rosca
  • 1 xíc. (chá) de aveia em f ocos
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque a cebola e corte tem tiras (anéis), com um pouco menos de 1 cm de espessura.
  2. Deixe os anéis de molho na água, por pelo menos 1 hora, para tirar a acidez da cebola.
  3. Coloque o sal, a pimenta-do-reino passe a cebola na farinha de trigo e, em seguida, nos ovos batidos.
  4. Misture a farinha de rosca e a aveia em flocos e passe a cebola.
  5. Unte uma forma com azeite e leve ao forno em temperatura média aproximadamente por 25 minutos.

RENDIMENTO: 2 porções

TEMPO DE PREPARO: 1h25

Dicas da nutricionista:
Forno amigo: a receita de forno é sempre mais saudável porque o consumo de óleo é menor, em especial nesse caso, pois evitamos a imersão em gordura.
Mais fibras: a aveia em flocos tem menos sódio e mais fibras do que a farinha de rosca, além de ser mais saudável. Ela dará à receita a mesma crocância.
Proteínas: por não ter o leite, a receita light tem também menos cálcio, porém a troca pelo ovo deixa a receita mais proteica.

Revista Dieta Já! Ed. 266

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