Assine

Pessoas que consumem fibras envelhecem melhor, diz estudo

publicado em 24 de de janeiro 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Adotar uma dieta saudável dá resultados no curto prazo, a gente sabe. Quem muda hábitos e começa a se alimentar melhor e praticar exercícios se sente mais disposto e sente o corpo funcionando melhor. Mas envelhecer com saúde e evitar doenças no futuro também vale muito a pena, e as fibras podem te ajudar nisso. Saiba mais!

Pessoas que consumem fibras envelhecem melhor, diz estudo

Pessoas que consumem fibras envelhecem melhor, diz estudo

Um estudo australiano analisou mais de 1.600 adultos a partir dos 50 anos, para observar doenças sistêmicas e perdas sensoriais. E adivinhem: quem consumiu mais fibras envelheceu melhor! Essas pessoas tiveram menos deficiências, disfunção cognitiva, depressão, problemas respiratórios e doenças crônicas, incluindo diversos tipos de câncer e derrame.

Então, se quiser escapar desses males na velhice, é preciso mudar os hábitos agora! Consuma mais fibras como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilhas. Além desses grãos, sementes e cereais como aveia e chia podem ajudar. Como a semente da chia não tem gosto, você pode adicionar em receitas de pães, bolos e cozidos sem alterar o sabor dos alimentos. Experimente também salpicar sobre saladas de frutas, saladas de folhas e outros legumes. Brócolis, batata-doce, milho e abóbora também são ótimas opções de vegetais para enriquecer a sua dieta com fibras de alta qualidade, que regulam o funcionamento do intestino. Inclua esses itens no seu cardápio e colha os frutos em alguns anos. 😉

* Por Daniela Jobst, nutricionista e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do
Instituto de Medicina Funcional dos EUA.

Revista Dieta Já! Ed. 258

Quer receber a nossa revista em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.
comente!