Assine

Repleto de vitamina C, o mamão dá um gás na queima de gordura e evita o inchaço abdominal

publicado em 24 de de março 2017 por Evelyn Cristine | comentar

Texto Mônica Miliatti | Adaptação web Evelyn Cristine

Você sabia que o mamão ajuda a secar a barriga? Por ser repleto de vitamina C, que dá um gás na queima de gordura, e de papaína, que evita o inchaço abdominal, a fruta ainda ajuda acabar com 5 kg em um mês. Confira!

Repleto de vitamina C, o mamão dá um gás na queima de gordura e evita o inchaço abdominal

Repleto de vitamina C, o mamão dá um gás na queima de gordura e evita o inchaço abdominal

Clássico do café da manhã brasileiro, o mamão tem propriedades que fazem da fruta ideal para quem quer perder peso. Entre as variedades, o papaia é o campeão em fibras – meia unidade da fruta oferece 2,5 gramas da substância e tem apenas 57 kcal.

De acordo com a nutricionista Dafne Oliveira (SP), além das fibras, o mamão é composto por substâncias e nutrientes que favorecem a perda de peso, como a vitamina C, papaína e água. “A vitamina C otimiza as vias de queima de gordura, acelerando o emagrecimento. Já a papaína é uma enzima que melhora a digestão dos alimentos, evitando dilatação abdominal, aquele inchaço na barriga”, explica a nutricionista. “Além disso, é uma fruta naturalmente doce e deliciosa”, completa.

Aliadas à papaína, as fibras também contribuem para diminuir o inchaço abdominal e deixar a barriga seca. “A fruta contém ainda compostos fenólicos de ação antioxidante que neutralizam a ação dos radicais livres e inúmeras toxinas liberadas no processo de emagrecimento”, ressalta Dafne.

Cuidado com o exagero!

Apesar de rico em fibras, que garantem saciedade, o mamão é uma fruta com elevado teor de açúcar simples, por isso tem alto índice glicêmico. “Dessa forma, se consumido em grande quantidade, pode favorecer o ganho de gordura, e não o inverso”, explica Dafne. Ele ensina que uma boa dose é de meia fruta por dia, inserida em uma alimentação equilibrada.

Potencialize o efeito

De acordo com Dafne, incluir o mamão na dieta, em vitaminas, puro ou em receitas, aliado a uma dieta balanceada e estilo de vida que inclua pelo menos 45 minutos de exercícios moderados por dia, ajuda a eliminar até 5 kg por mês. Sozinha, a fruta já é uma grande aliada da dieta, mas alguns ingredientes ajudam a dar um gás no mamão e transformá-lo em poderoso alimento para perder peso. “Como é alto o índice glicêmico do mamão, a concentração de açúcar no sangue aumenta rapidamente, então o ideal é consumi-lo junto a outra fonte de fibras, como a linhaça”.

Escolha certa

Na feira ou no mercado, saiba como levar uma boa fruta para casa. O mamão bom para consumo, independentemente do tipo escolhido, não deve ter rachaduras, partes escuras ou machucadas. Sua casca deve estar bem lisa e firme, sem partes rugosas, que indicam que ele passou do ponto de consumo ou que não esteve bem armazenado. O mamão maduro deve ser guardado na geladeira, o mais longe possível do congelador.

Leia mais:
Shake de mamão e erva-doce fica pronto em 15 minutos
Alimentos que você deve ingerir para manter a pele sempre bonita

Revista Dieta Já! Ed. 260

Quer receber a nossa revista em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.

comente!