Assine

Saiba mais sobre os alimentos com colágeno

publicado em 09 de de fevereiro 2017 por Evelyn Cristine | comentar

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo humano. Ele pode ser encontrado na pele, ossos, tendões, músculos, dentes, veias, artérias, córnea dos olhos, além de participar da cicatrização. Saiba mais sobre os alimentos com colágeno!

Saiba mais sobre os alimentos com colágeno Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre os alimentos com colágeno
Foto: Shutterstock

A estrutura do colágeno é formada por cadeias de aminoácidos como glicina, prolina, lisina, alanina entre outros.

O corpo é capaz de sintetizar o colágeno a partir destes aminoácidos. Para isso, substâncias como a vitamina C são essenciais nesse processo. Portanto, para que haja uma síntese apropriada de colágeno, é necessário o equilíbrio entre a vitamina C e a ingestão certa de proteínas que fornecerão os aminoácidos que constituem o colágeno.

Além disso, vitaminas como A e E são importantes na proteção e produção das moléculas de colágeno da pele. Com o passar dos anos, o corpo diminui a produção de colágeno e a perda dessa proteína nos tecidos aumenta, caracterizando as principais causas do envelhecimento.

Leia mais:
Estudos comprovam que fazer musculação retardam o envelhecimento humano
Smoothie ajuda a manter a pele saudável e previne o envelhecimento precoce

Entre os alimentos mais ricos em colágeno estão grande parte do tecido animal. Por isso, carnes vermelhas e brancas e gelatina são os principais e mais ricas.

Para aumentar a absorção e produção de colágeno no organismo, é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas (laranja, abacaxi, kiwi), frutas vermelhas, e outras como a goiaba, em conjunto com as fontes de colágeno.

* Agradecemos Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso pelas informações.

Quer saber mais sobre alimentação? Então, corra já para as bancas ou garanta a sua revista Dieta Já! pelo site!

Receba a nossa revista em casa!
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.
comente!