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  magra num pulo!
Pular corda é uma atividade completa e eficaz: emagrece, tonifica as pernas e o bumbum, diminui a celulite e ainda deixa a saúde nota 10. Você pode saltitar em casa, na academia, no parque, no clube. Faça 20 minutos por dia e afine pra valer

POR RENATA MENEZES

(F) Revezando as pernas eleve um dos joelhos o máximo que puder enquanto a corda passa debaixo de seu outro pé. Alterne os joelhos. Faça 2 minutos

(G) Salte alternadamente, elevando o calcanhar próximo ao bumbum. Faça 2 minutos

(H) Pule girando o quadril para um lado e depois para o outro. Faça 2 minutos

(I) Salte cruzando os braços à frente. Faça 2 minutos

(J) Pule com os dois pés. Ambos saem do chão e aterrissam juntos em uma volta da corda. Faça 2 minutos

oito dicas valiosas
1 - Para descobrir o tamanho ideal da corda, faça um teste: com os pés unidos, pise no centro dela. Os cabos devem ficar na altura dos seios. Se a corda for muito longa, você terá mais trabalho para executar os movimentos e se for muito curta fará você tropeçar com mais freqüência.

2 - Para diminuir o impacto e evitar lesões, saia do chão apenas o suficiente para que a corda passe debaixo dos seus pés, ou seja, cerca de um centímetro.

3 - Olhe para a frente, não para o chão, e procure sentir o ritmo da corda. Assim você não se desconcentra e cai.

4 - Pule em pisos planos e, de preferência, em superfícies lisas. Pisos de madeira ou emborrachados absorvem mais o impacto do que o cimento, por exemplo.

5 - Use um tênis que tenha bastante estabilidade e bom amortecimento de impacto.

6 - Seja paciente! Pular corda exige coordenação. Você pode tropeçar na própria corda até aprender.

7 - Comece fazendo os movimentos sem a corda para se familiarizar com os pulos. Depois que estiver craque, utilize o acessório.

8 - Alongue o corpo todo antes e depois do treino. Apesar da aula exigir muito da musculatura das pernas, todos os músculos do corpo estão envolvidos no movimento.

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