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Nutrição
 
  Açucar do bem
Sem nenhum aditivo químico, o açúcar mascavo é rico em nutrientes e vitaminas. Pode e deve ser utilizado por pessoas que desejam uma alimentação natural ou querem emagrecer com saúde

POR RENATA MENEZES

 

O açúcar mascavo é consumido desde sempre no Brasil. Antigamente era conhecido, principalmente nas regiões norte e nordeste, com o nome de rapadura. "É feito com caldo de cana fervido até dar ponto de liga, depois vai para a fôrma para endurecer. Para facilitar na hora de adoçar os alimentos, é moído", explica Edson Credidio, nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrição (Abran), de São Paulo. Como esse tipo de açúcar não passa por nenhum processo de industrialização, ele é bem natural e mantém todos os nutrientes contidos na cana-de-açúcar. É fonte de carboidrato, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas, como A, D, E, C e do complexo B. Também possui sacarose, que é um tipo de carboidrato que garante energia.

Bem, não é porque ele contém todas essas vitaminas e esses sais minerais que deve ser consumido sem limites. "Quanto menos açúcar você comer, melhor é para o seu organismo. Claro que, na hora de adoçar certos tipos de alimentos, vale a pena optar por esse tipo de açúcar, mais saudável do que os outros", fala a nutricionista Neide Rigo, de São Paulo. Veja tudo que o açúcar mascavo tem:

Com coloração mais escura, esse tipo de açúcar cumpre duas funções: tornar os alimentos doces e nutrir. Porém, não é um ingrediente magrinho, e duas colheres (de sobremesa) do produto contêm cerca de 76 calorias. Quem está em constante vigília com a balança deve pegar leve na quantidade, mas não deixar de ingeri-lo, já que ele alivia aquela vontade incontrolável de voar num docinho. "Costumo indicar o açúcar mascavo até para pacientes que querem perder peso porque quem utiliza só adoçantes, por exemplo, pode acabar compulsivo por doces", fala Edson Credidio. Por isso, como em tudo na vida, é preciso que seja consumido com moderação. "Para não alterar a balança, consuma cerca de duas colheres de sobremesa por dia, ou seja, 20 gramas", ensina Neide Rigo.

Se o açúcar mascavo possui apenas 10 calorias a menos que o branco em cada 100 g, por que optar por ele? A resposta é bem simples. O açúcar refinado, além de ser um produto químico com direito até a corante para ficar branco, ainda é o exemplo máximo das chamadas calorias vazias: fornece energia, mas sem nenhum benefício extra.

Por exemplo, não tem vitaminas nem minerais. "Ou seja: você sacia a fome sem ganhar nada com isso, a não ser quilos extras", adverte Neide Rigo. Já o mascavo possui calorias, porém fornece boas doses de magnésio, potássio, fósforo, cobre e outros nutrientes importantes para o organismo. Se você quer algo mais do que calorias, vá de mascavo!

outros tipos de açúcares
● Refinado: é feito através do melado da cana-de-açúcar. No refinamento ele recebe substâncias químicas para ficar branco, perdendo vitaminas e sais minerais.
● Adoçante: são substâncias químicas que substituem o açúcar, como a sacarina, o ciclamato e o aspartame. Contém 0% de calorias.
● Açúcar light: mescla açúcar refinado e adoçante. Para adoçar é necessário uma quantidade menor; por isso, ele é menos calórico. Não tem quase gosto de adoçante.
● Cristal: como este tipo não sofre tanto com o processo de refinamento, as partículas ficam maiores e algumas vitaminas são preservadas.
● Mel: é elaborado no organismo das abelhas a partir do néctar de flores. É riquíssimo em nutrientes e vitaminas como B 6 e C.
● Demerara: é um tipo de açúcar mascavo desidratado. Como não passa por processo de branqueamento, é mais escuro.
● Orgânico: é igual ao mascavo, porém há muito cuidado no plantio da cana-de-açúcar, que é totalmente sem agrotóxico ou fertilizantes químicos, melhorando suas características física e química.

Clique para ver a receita.

BOLO DE MAÇÃ COM AÇÚCAR MASCAVO

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