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O repolho é unanimidade entre os nutricionistas, que recomendam sua inclusão em dietas, sem restrições. Seja branco, roxo, cozido ou cru, os benefícios são garantidos

por Fernanda Bosnich

FOTOS: ROYALTY FREE/LATIN STOCK E SÍMB0LO IMAGENS
MAGRINHO, SAUDÁVEL E ACESSÍVEL.

Quem anda pelas feiras ou supermercados e nota a presença do repolho, não imagina quanto tempo passou até que ele chegasse ao Brasil. Da região do Mediterrâneo, já era utilizado pelos egípcios 2000 anos antes de Cristo. Foi trazido para a América pelos europeus apenas por volta do século XVI. A planta do repolho é herbácea e pertence à família das couves, mas se diferencia pelo formato redondo e compacto. Versátil, pode aparecer nas refeições de diversas maneiras: refogado, cru, ensopado ou cozido. Por ser um dos vegetais menos calóricos, entre todos (100 g têm 25 cal.) é indicado para quem pretende perder peso.

 

Saudáveis e coloridos
O repolho tem inúmeras folhas que se fecham, umas sobre as outras, constituindo o que chamamos de "cabeça", parte comestível da planta. Elas podem ser brancas (ou verde-claras) ou roxas e, embora sejam nutricionalmente semelhantes, cada uma tem suas peculiaridades. O branco, por exemplo, estimula a digestão e ajuda no combate à tuberculose, enquanto o roxo auxilia na queima de gorduras, na produção de hormônios e atua contra o risco de infarto. Suas folhas são excelentes para dissolver furúnculos e reduzir o cansaço físico. Seu suco é cicatrizante para úlceras de estômago e duodeno.

Em especial quando está crua, a verdura é excelente fonte de vitaminas A e C. A primeira mantém a saúde das mucosas e da pele, proporciona boa visão, previne infecções e ajuda no crescimento. A C evita o envelhecimento precoce, hemorragias, aumenta a resistência dos vasos sangüíneos e tecidos, age contra infecções e combate a gripe.

Ainda sobre seu uso quase medicinal, outro fator relevante é lembrado por Tamara Lazarini, mestre em Nutrição Humana pela USP. "Ele possui componentes que reduzem o risco de câncer. Não cura a doença, mas evita o crescimento de células cancerígenas", explica.

Clique para ver a receita

Suflê de Repolho Branco

Como preparar a verdura
Procure cozinhar as folhas em panela destampada para ajudar a reduzir o cheiro desagradável;
Leve o repolho roxo ao fogo com gotas de vinagre, evitando que as folhas adquiram uma coloração azulada;
O fato de não cozinhá-lo em panela de alumínio também impede a perda de coloração e alteração de sabor. (Fonte: Elaine Martins Bento, nutricionista)

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