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  Onze dicas para recuperar a forma após a gravidez
Se está difícil eliminar os quilos que restaram da gestação, basta seguir as orientações da nutricionista Flávia Campion (SP) para desfilar bela com o seu bebê

por Shirley Santos

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1 Amamente! O ato gera um grande gasto energético, fazendo o corpo queimar até 600 calorias por dia. Ou seja, você emagrece.

2 Hidrate o corpo com frequência. Além de aumentar a produção de leite, ajuda a manter a forma. O ideal é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Invista ainda nos chás, sucos e água de coco.

3 Faça exercícios leves. Atividades aeróbicas podem ser inseridas na rotina 30 dias depois do parto (após liberação médica). Comece com programas como caminhar devagar durante 30 minutos e depois aumente - aos poucos - o ritmo. Pratique, no mínimo, três vezes por semana.

4 Foco na barriga. Procure nas academias aulas divertidas e prazerosas que movimentam essa região, como as que utilizam a fitball (bola grande). Se optar por treinar em casa, mesmo, comece com apenas dez abdominais por dia e aumente a série gradualmente.

5 Enrijeça! Além dos aeróbicos - que auxiliam a perda de peso - aposte também na musculação para deixar tudo durinho. Se possível, faça-a três vezes por semana com caneleira ou pesinhos. Ah! Inclua no cardápio a gelatina diet. Ela possui cerca de 90% de proteínas que reconstroem as fibras de colágeno, deixando sua pele mais firme.

6 Aumente a ingestão de fibras. Elas devem estar presentes em todas as refeições. Seu consumo auxilia a digestão e o bom funcionamento intestinal, (geralmente comprometido nesta fase).

7 Fuja dos refrigerantes. Eles aumentam a formação de gases e a distensão abdominal. Prefira, então, os sucos naturais.

8 Alimente-se com regularidade. Faça, pelo menos, cinco refeições ao dia, com intervalo de três horas. Comer em períodos curtos reduz a chance de você exagerar no próximo prato.

9 Fique longe das guloseimas. Doces, frituras, fast-food, molhos gordurosos e salgadinhos são altamente calóricos, nada nutritivos e ainda acumulam gordura no corpo, prejudicando a saúde e a forma física.

10 Fique de olho nos alimentos gordurosos. Evite, principalmente, as gorduras trans. Elas estão presentes em alguns alimentos industrializados como massa, pães folhados, chocolates e biscoitos recheados. Prefira, portanto, óleos vegetais como canola, soja e azeite de oliva.

11 Faça substituições. Troque o leite integral pelo desnatado, o creme de leite tradicional pelo light e os queijos amarelos pelo branco. Opte por carnes magras como alcatra, coxão duro e mole, lagarto, filémignon, peixes e frango. Experimente-as sempre grelhadas, assadas ou, então, cozidas.

 

Se está difícil eliminar os quilos que restaram da gestação, basta seguir as orientações da nutricionista Flávia Campion (SP) para desfilar bela com o seu bebê

 

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