Assine

Técnicas de respiração para manter a mente em dia

publicado em 23 de de agosto 2016 por Evelyn Cristine | comentar

Texto Redação | Adaptação Web Evelyn Cristine
Técnicas de respiração para manter a mente em dia

Técnicas de respiração para manter a mente em dia

A respiração é uma parte essencial para o controle da síndrome do estresse e da ansiedade. Mariana Vieira, especialista em programação neurolinguística e hipnoterapeuta clínica da Roma Instituto de Desenvolvimento Humano, explica que os exercícios de controle da respiração ensinam o indivíduo a reaprender a respirar: “Basta observar um bebê, e percebemos que o nosso corpo já nasceu sabendo respirar da melhor maneira; no entanto, desaprendemos no decorrer dos anos”, diz Mariana que sabendo disso, dá algumas dicas básicas para você praticar em casa e ganhar todos os benefícios da respiração profunda em dois processos simples:

O primeiro passo é aprender a respiração diafragmática:

• Coloque a palma da mão em cima do umbigo
• Inspire puxando o ar pelo nariz e imagine que a barriga deve subir com a mão (processo comumente chamado de barrigão)
• Ao expirar, sinta a mão baixando
• Repita esse tipo de respiração até se sentir mais leve e calmo

A tensão tomou conta? É hora do método 1X4:2

• Inspire por um “tempo” (três, quatro, cinco ou quantos segundos achar mais confortável);
• Multiplique esses segundos por quatro; o resultado será o período pelo qual você deve segurar a respiração;
• Divida o total por dois; o resultado será o quanto você vai expirar;
• Por exemplo: 3 segundos inspirando, 12 segurando o ar, e 6 soltando;
• Conte cada segundo mentalizando 1001, 1002, 1003 (mil e um, mil e dois, mil e três etc.), para que realmente dê o tempo de cada segundo;
• Quando for expirar, abra bem a boca, para que o ar saia totalmente do seu corpo, e com ele toda a tensão.

Revista Dieta Já! Ed. 256
Quer receber a nossa revista em casa?
Assine agora e ganhe 6 meses grátis de outro título.
comente!